domingo, 7 de setembro de 2008

Big Bang



Porque não começar, no o 1º post a sério deste blog, a falar do começo?
É verdade caros curiosos, cientistas, nerds e star trekers, o LHC (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hadrões) fez ontem o seu 1º teste, com sucesso, fazendo chocar dois feixes de protões, um contra o outro.
Uau, o que se faz hoje em dia.
Para quem não está a par, este bicho apocalíptico, como muitos lhe chamam, localizado na fronteira da Suíça com a França, dirigida pelo CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, ou como é chamado actualmente European Organization for Nuclear Research), é um anel de aproximadamente 27 kms de perímetro, onde nesse se encontram 9300 magnetos supercondutores, e cuja sua temperatura interna é aproximadamente -271ºC, 2 graus da temperatura mínima do Universo, conseguido através de toneladas de nitrogénio e hélio líquido, sendo o maior frigorífico do mundo.
Será que a Olá está a criar uma nova geração de gelados? Os reclames do Zezé Camarinha geram mais lucro, sem sobra de dúvidas, mas não é esse o propósito deste colosso arredondado. Nem tão pouco andar a chocar partículas minúsculas para entreter 7 mil físicos. As experiências desta máquina vão dar-nos a entender a nós, simples mortais, como se processou o fenómeno do Big Bang, como tudo aconteceu. A existência ou a inexistência da mesma. Tudo por causa da colisão de dois feixes.
Afinal, o Adão e a Eva eram apenas feixes de luz, e a maça, um pequeno protão a flutuar no vazio, quer dizer, aquilo a que nós consideramos vazio, é matéria negra, e que está espalhada por todo o Universo, constituindo a maior parte dele. Aquilo que não é preto, (planetas, estrelas, todo o tipo de astros, etc) são apenas 4% de todo o Universo.
Mas, a natural mente retrógrada do Homem e inveja por coisas grandes, coloca muitos pontos de interrogação nesta invenção. De um lado, temos os peritos que dizem que irá ser formado um buraco negro na Terra, e todos seremos engolidos, blá blá blá, a velha histórias dos buracos negros, do outro os ainda mais peritos dizem que este buraco negro, nunca terá hipótese de ter repercussões catastróficas para nós. Deixamos isto na mão de Deus, afinal, o LHC parece ser obra dele, um anelzito com o poder de entender a criação do Universo. Talvez uma versão real do famoso anel do LotR? Ambos começam por L. Será Deus um fã de J. R. R. Tolkien? Assim saberíamos que o seu dedo anilar tinha 27 kms de largura.

Até ao Apocalipse, pecadores.

Sem comentários: